Tradições
Ponta do Pargo
A música folclórica na Madeira é promovida e usa, maioritariamente, instrumentos musicais locais tais como o acordeão, rajão, brinquinho e cavaquinho que são usadas nas danças folclóricas tradicionais tal como o bailinho da Madeira.
Os emigrantes da Madeira foram, também, influenciados pela criação de novos instrumentos musicais originando assim as tradições da ilha. A economia é amplamente voltada para o turismo. A Casa do Povo da Ponta do Pargo tem como tradição a música, o linho, a festa do pêro, o cantar os reis e as marchas de São João.
Festa do Pêro
Cortejo tradicional | Exposição | Provas de sidra | Entretenimento
A Festa do Pêro é um evento rural que ocorre no mês de Setembro, onde os agricultores de várias localidades em volta se juntam e transformam com sucesso a colheita do pêro numa festa animada.
Organização: Casa do Povo da Ponta do Pargo
Apoio: Câmara Municipal da Calheta, ADRAMA, Governo Regional
Cantar os reis
Esta velha tradição popular madeirense celebra-se um pouco por toda a ilha, reunindo famílias, amigos e vizinhos que saem à rua para Cantar os Reis de porta em porta, integrado no Programa das Festas de Natal e Fim de Ano na Madeira.
Saber Mais
Marchas de São João
Em comemoração do Dia do Concelho da Calheta, o grupo que representa a Ponta do Pargo participa todos os anos nas marchas de São João com muita diversão e alegria.
Saber Mais
Linho
O linho é uma planta que atinge um metro de altura. A tradição começa no cultivo do linho e a sua utilização pode ser dividido em fios próprios para tecelagem.
Saber Mais
Música
A música tradicional (também chamada de música folclórica) é o conjunto de canções tradicionais de um povo que expressa crenças religiosas ou políticas.